• UFPI

  • PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO
  • EM ENSINO DE FÍSICA

Ministry of Education

  • EM ENSINO DE FÍSICA






  • Dissertações/Teses - 2021

    WILMAR ERNESTO HUBNER Textos Paradidáticos e suas Possibilidades no Processo Ensino Aprendizagem da Dinâmica Data: 05/11/2021

    A cada dia ficamos surpresos com os avanços tecnológicos, principalmente os decorrentes da chamada pesquisa básica em física. O consumidor, maravilhado com o produto tecnológico, pouco sabe ou tem interesse sobre os conhecimentos físicos que levaram a tal produto. Comercialmente, é aceitável que produtor de tecnologia não queira que ninguém saiba como ele chegou a tal invento. Mas esta não deve ser a postura dos dirigentes da nossa nação no que diz respeito a educação formal, onde eles têm obrigação de promover e universalizar o conhecimento em física, e em todas as outras áreas. No caso da Física, a carga horária se torna decrescente. A nossa experiência no magistério, como professor de Física, em algumas escolas públicas do Piauí, mais precisamente no município de Corrente, tem mostrado ser bastante difícil cumprir o plano de ensino no que diz respeito à exposição de todo o conteúdo programático em virtude da reduzida carga horária semanal. Principalmente no primeiro ano de Ensino Médio, em que se estuda a mecânica dos corpos, e atualmente programa-se apenas duas horas-aulas por semana para a disciplina de Física no módulo. Considerando a quantidade de temas, leis Físicas, exercícios e experimentos, se impossibilita a exposição e o estudo dos assuntos a contento. É interessante então a intervenção de métodos que auxiliem, se não na resolução desse problema, pelo menos a sua atenuação. Neste trabalho foi proposto o uso de textos paradidáticos que abordem temas da Física, como a mecânica dos corpos, oportunizando a introdução de conceitos de Física a serem explorados por professores da Língua portuguesa e Língua inglesa em todos os níveis de escolaridade. Porém, neste trabalho, tivemos dois públicos, alunos do primeiro ano do ensino médio e professores de Língua portuguesa e Língua inglesa, sendo de fato o público de análise do produto. O texto deve ser rico o suficiente para que o professor de línguas possa cumprir o seu plano de ensino de maneira plena e, colateralmente, propicie ao aluno a possibilidade de vislumbrar conceitos de Físicos, desenvolvendo sua cognição nesta área. A ideia foi fazer com que conceitos de física fossem apresentados de forma coadjuvante, onde os professores de outras disciplinas analisaram os textos e apresentaram suas conclusões quanto ao uso nos elementos das suas disciplinas, destacado por eles se usariam e de forma usariam estes textos nas suas aulas. Embora as dificuldades do tempo vivido agora sejam grandes, constatamos que os alunos das turmas ao qual este produto proposto foi usado apresentaram uma melhora na sua imersão aos conceitos da Dinâmica dos corpos.


    FRANCISCO NAIRON DA COSTA BOTELHO O USO DO APLICATIVO ELECTRICMAX NO ENSINO DA LEI DE OHM E ASSOCIAÇÕES DE RESISTORES Data: 11/10/2021

    Esta proposta de trabalho, teve como objetivo produzir um aplicativo com o intuito de ensinar a lei de Ohm e associações de resistores no circuito elétrico na perspectiva de uma aprendizagem significativa. O aplicativo desenvolvido como Produto Educacional passou a se chamar ElectricMax. Para acompanhar o uso do aplicativo ElectricMax voltado para o ensino da lei de ohm e associações de resistores elaborou-se também uma sequência didática contemplando situações-problema acerca do conteúdo a ser estudado. Para o eventual trabalho, foi feito simulações no circuito elétrico da expressão primeira lei de Ohm, com o objetivo de construirmos um entendimento significativo da relação entre corrente elétrica, tensão elétrica e resistência elétrica. Também foi feito simulações no circuito elétrico para associações de resistores em série e em paralelo, nesses tipos de associações o aluno percebeu as diferenças entre essas associações e como as grandezas físicas presentes nesses circuitos se comportam e se relacionam, essas simulações foram feitas no aplicativo ElectricMax. Dentro da atual conjuntura sabe-se da necessidade de inovação dos métodos de abordagem do conteúdo em sala de aula para o ensino de física, sendo o uso de tecnologias algo fundamental na construção do ensino aprendizagem, mas quando se fala em tecnologia, não limita-se em apenas aplicativos de celulares, pode-se destacar também o uso de softwares para desenvolvimento de simulações, desde a confecção de experimentos, onde o próprio aluno participa diretamente do processo de construção do conhecimento. Neste trabalho defende-se a hipótese de que o aplicativo ElectricMax se apresente como possibilidade de despertar nos alunos o interesse e, consequentemente, a aprendizagem dos conceitos da lei de Ohm e associações de resistores.


    PAULO DIEGO LIMA DA SILVA USO DE ARDUÍNO COMO RECURSO EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MARANHÃO Data: 13/08/2021

    Atualmente, o ensino de Física nas escolas encontra diversas dificuldades, a maior entre elas, a falta de motivação dos alunos. A Física como disciplina escolar é pouco atraente para grande parte dos alunos, visto que a dinâmica das aulas de Física se restringe em apresentar os assuntos do conteúdo programático por meio de resoluções de problemas, muitas das vezes sem conexão com o cotidiano. Buscando melhorar esse panorama, propomos uma sequência didática organizada na forma de uma unidade de ensino potencialmente significativa para ensinar conceitos de termologia com a utilização do Arduino como elemento motivador a fim de estimular o interesse pela Física e potencializar a aprendizagem significativa dos alunos por meio da abordagem pedagógica construcionista, permitindo aos alunos desenvolverem a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer relações e tirar conclusões, tornando-os os agentes no processo de aprendizagem, interferindo e construindo o conhecimento, aproximando-lhes da Física como ciência. Para esse estudo, optou-se pelo uso do microcontrolador Arduino na aplicação da sequência didática pela facilidade de aquisição aliada à disponibilidade de referências e a ferramenta de desenvolvimento apresentar-se na forma de software livre. Os resultados mostraram que o uso de uma sequência didática aliada a experimentos com o uso do Arduino se constitui de uma unidade de ensino potencialmente significativa com expressiva contribuição no processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Termologia.


    JARBIO DA SILVA COSTA IMPLEMENTAÇÃO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS COMO POSSIBILIDADE DA APRENDIZAGEM POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA DAS LEIS DE NEWTON EM CURSOS INTEGRADOS DO IFMA - CAMPUS BARRA DO CORDA/MA Data: 12/07/2021

    As aulas tradicionais e mecanizadas nas abordagens dos conteúdos se restringem apenas à sua explanação pelo professor, e na resolução de atividades, pelos alunos. Isso torna o ensino pouco produtivo, não sendo possibilitada uma aprendizagem “potencialmente significativa”. Tendo como ponto de partida esta realidade, a presente pesquisa de abordagem qualitativa tem como objetivo geral possibilitar a alunos do 1º ano de cursos Integrados do IFMA - Campus Barra do Corda/MA a aprendizagem potencialmente significativa da 2ª. Lei de Newton, com base na Teoria de Ausubel, a partir da utilização de softwares educacionais/simuladores em laboratórios virtuais. E especificamente, temos os objetivos: - fazer um diagnóstico inicial acerca das compreensões dos alunos sobre a 2ª. Lei de Newton e suas aplicações a partir da proposição de atividades escritas (em sala de aula); - apresentar aos alunos os softwares educacionais a fim de que esses possam aplicá-los no desenvolvimento das situações-problema envolvendo a 2ª. Lei de Newton; - desenvolver atividades, de forma significativa, por intermédio da utilização de softwares educacionais gratuitos, contemplando a 2ª Lei de Newton; - criar um laboratório virtual para a aprendizagem da 2ª. Lei de Newton, utilizando softwares educacionais/simuladores (Produto Educacional); - identificar se houve (ou não) uma aprendizagem significativa no desenvolvimento de situações-problema acerca da 2ª. Lei de Newton com o auxílio dos softwares educacionais. Entendemos que os laboratórios trazem as demonstrações experimentais das teorias que foram vistas em sala de aula, estabelecendo um feedback entre teoria-experimento-aprendizagem, deixando, com isso, a atividade de ensinar mais agradável ao professor, bem como a atividade de aprender mais significativa ao aluno. Na prática, os laboratórios virtuais quando comparados com os tradicionais são mais concebíveis, pois sua implementação não gera ônus às Instituições de Ensino, haja vista, que a maioria delas já possui computadores à disposição dos alunos. Além disso, o Laboratório Virtual (LV) fornece estratégias que facilitam o acesso ao conhecimento. Podemos destacar o uso da Informática como ferramenta nesse processo, posto que através de um computador é possível a montagem de um LV permanente com simulações computacionais disponibilizadas gratuitamente na internet. O campo empírico/ ambiente de pesquisa foi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Barra do Corda e os sujeitos/participantes da pesquisa foram alunos do 1º ano de cursos Integrados do IFMA. Como técnicas/instrumentos de produção de dados empregamos: questionário semiestruturado, observação participante e entrevista/relatos orais. Os resultados da análise dos dados. No processo da análise dos dados seguimos as orientações de Bardin (2011) e trabalhamos com a proposta de categorias (MINAYO, 2010, p.57).


    MAURO BEZERRA DE SOUSA APLICATIVO ANDROID COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DEFÍSICA ACÚSTICA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE AUSUBEL Data: 23/06/2021

    A proposta de ensino deste trabalho de pesquisa foi o desenvolvimento de um aplicativo Android a ser utilizado como recurso didático nas aulas de Física Acústica no Ensino Médio na perspectiva teórica da aprendizagem significativa de Ausubel. O problema de pesquisa é: quais as possibilidades de aprendizagem significativa da Física Acústica em Ausubel, tendo como recurso didático um aplicativo Android? Para o desenvolvimento do aplicativo Android foram utilizadas a linguagem de programação Java e as plataformas Backend Stripe no Heroku. Esse trabalho teve como objetivo geral desenvolver um aplicativo Android voltado para a compreensão dos conteúdos relacionados a área de Física Acústica no Ensino Médio na perspectiva teórica da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. O referencial teórico base desta pesquisa é a Teoria da Aprendizagem Significativa, cujo foco central é a estrutura cognitiva do aluno, ou seja, o que ele sabe. A teoria estabelece que os novos conteúdos a serem ensinados devam estar ancorados num subsunçor. Na falta de subsunçores na estrutura cognitiva do aluno, deve-se recorrer aos organizadores prévios, que são materiais ou recursos didáticos que potencializem a aprendizagem. Para este trabalho foi realizada uma pesquisa de campo e de natureza quali-quantitativa com alunos do 3 0 ano do Ensino Médio da Escola de Centro de Ensino e Tempo Integral - CETI Helvídio Nunes, localizada na rua Magalhães Filho, bairro Marquês, cidade de Teresina. O percurso metodológico e os instrumentos para produção de dados adotados foram os seguintes:1) aulas expositivas envolvendo os conteúdos de Física acústica e instrumentos musicais;2) aplicação de um questionário semiestruturado (pré-teste), a fim de verificar o conhecimento prévio dos alunos em relação a área de Física acústica e instrumentos musicais; 3) procedimento experimental com uso do osciloscópio, que captura e reconhece o som emitido pelos instrumentos musicais; 4) aplicação de um novo questionário (pós-testes) para verificar se a proposta de utilização do aplicativo Android como recurso didático possibilita uma aprendizagem significativa em Ausubel; 5) Análise e discussão do trabalho. O procedimento de análise de dados adotado levou em conta a Análise de Conteúdos de Laurence Bardin. Verificou-se através dos resultados da pesquisa que a proposta de desenvolvimento de um aplicativo Android como recurso didático nas aulas de Física do Ensino Médio contribuiu para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos relacionados à área de Física Acústica e dos instrumentos musicais. As aulas foram interessantes e ricas de significados para os alunos.
    Palavras-chave: subsunçores, aprendizagem, organizadores prévios.


    CRISTIAN FERNANDES SANTOS GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES: UTILIZANDO O SIMULADOR PHET PARA ENSINO DA ELETRICIDADE EM AULAS REMOTAS Data: 07/06/2021

    O presente estudo tem como título: Guia didático para professores: utilizando o simulador PHET para o ensino de eletricidade em aulas remotas. Seguimos da seguinte questão: qual a possibilidade de um guia didático utilizando experimento virtual de circuitos elétricos do Phet colaborar com o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de eletricidade em aulas remotas? Seguimos o pressuposto que um guia didático para professores, utilizando laboratório virtual de circuitos elétricos do PHET para o ensino de eletricidade em aulas remotas irá colaborar para o aprendizado dos alunos. Adotamos como objetivo geral desta pesquisa, elaborar um guia didático para o ensino dos conteúdos de Eletricidade na disciplina de Física na 3ª série do do Ensino Médio em aulas remotas. Para tal fixamos como objetivos específicos, identificar junto aos professores as dificuldades de aprendizagem dos alunos nos temas relacionados ao ensino de Eletricidade, aplicar um guia didático através de aulas remotas utilizando a plataforma Google Meet e o site PhET com os professores da 3ª série do Ensino Médio, avaliar qual a possibilidade de um guia didático utilizando experimento virtual de circuitos elétricos do Phet melhorar o ensino de eletricidade em aulas remotas. Para realização do estudo considerando o momento pandêmico, COVID-19, utilizamos a plataforma digital Google Meet e o site PHET para aplicar, questionários aos professores da 3ª série do Ensino Médio pós graduandos do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Fisica, Polo Universidade Federal do Piauí . Com base na premissa de que, para desenvolver o ensino remoto, os professores estão necessitando de ferramentas lúdicas que os auxiliem ministrar uma aula dinâmica na qual seja dada mais ênfase à aprendizagem, por meio de mediação tecnológica. O estudo teve como fundamento teórico-metodologico, a teoria de aprendizagem significativa de David Paul Ausubel e para fundamentação dos conteúdos de eletricidade podemos citar alguns autores Psillos, Viennot, Duit, Stocklmayer, Treagust, dentre outros. Este estudo foi desenvoldo por meio de uma metodologia quantitativa de base explicativa e como procedimento para coleta dos dados foram aplicados questionários inicial como forma de diagnósticar as necessidades dos professores participantes da pesquisa com o propósito de elaborar posteriormente material pedagógico que os auxíliásem no ensino de eletricidade em aulas remotas e questionário final para avaliar o uso do guia didático; Ao final, após o uso do guia didático foi constatamos que o produto educacional, desenvolvido com textos e imagens de fácil acesso e compreensão foi aprovado por 87% dos professores participantes da pesquisa.


    EDMAR PEREIRA DO REGO A TERMOMETRIA NO ENSINO MÉDIO MEDIADA PELO ARDUINO EM PRÁTICAS EXPERIMENTAIS Data: 28/05/2021

    Este trabalho tem o principal objetivo em auxiliar ao professor no ensino de Física no âmbito da Educação Básica, a nível de Ensino Médio, no que se diz respeito ao conteúdo da Termometria (parte da ciência física que engloba fenômenos relacionados ao conceito de temperatura) e à introdução do conhecimento básico da teoria atômica/molecular da matéria. Vale ressaltar que o entendimento da teoria atômica é, atualmente, necessário em outras áreas científicas como a Química e a Biologia. Para atingir tal objetivo, neste trabalho utilizaremos uma Seqüência Didática fundamentada numa concepção construtivista do processo ensino-aprendizagem utilizando recursos alternativos como um manual para a construção de aparatos experimentais, proporcionando métodos práticos de se confeccionar experimentos referentes ao conteúdo da Termometria, os mesmos abordados nos livros de Ensino Médio. Tais métodos serão potencializados pelo uso de recursos computacionais gráficos, o uso do microcontrolador Arduino UNO, e de sensores como instrumento de medição para obtenção e visualização da evolução das grandezas físicas evidenciadas no fenômeno. Criamos assim, segundo o teórico em Educação Lev Vigotski, um instrumento material de mediação que facilita a compreensão de algumas leis físicas da Termometria, estas são expressas numa linguagem matemática. O objetivo é ilustrar estas leis físicas através da visualização de gráficos gerados pelo computador. Esta mediação pode ser motivadora no sentido de efetivar a aprendizagem e incentivar o senso de investigação, tanto em professores como em estudantes, através da Física Experimental. Acreditamos que este trabalho seja capaz de promover uma boa instrumentação no ensino da Física.


    MIGUEL ANGELO SOUSA SILVA RODRIGUES UM WEBSITE SOBRE O ESTUDO DO UNIVERSO MEDIADO PELA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO FÍSICO MARCELO GLEISER Data: 05/05/2021

    Assuntos relacionados às origens, estrutura e organização do Universo geralmente provocam grande interesse e curiosidade dos alunos. O estudo dos fenômenos celestes presente no currículo de Física do Ensino Médio através das leis de Kepler e da gravitação universal pode, nesse contexto, direcionar o professor para uma discussão mais ampla do papel e do valor da Física em preparar um indivíduo com condições de apreciar a unidade e a harmonia do mundo físico. A elaboração de material alternativo ou complementar vêm em auxílio do professor como recurso didático motivador. A hipótese levantada nesta pesquisa é que o evidente desinteresse dos estudantes pela Física tem como fator agravante a presença marcante de um ensino tradicional, em função da dificuldade que os professores têm de levar a efeito em suas aulas metodologias que estimulem e motivem seus alunos a se interessarem pela disciplina pelo puro prazer de aprender e conhecer. Tendo em vista as teorias da psicologia cognitiva, como a de Henri Wallon e tomando por base o construtivismo de Jean Piaget, a adaptação de textos de divulgação científica através de Transposição Didática (TD) surge como proposta de apoio ao professor objetivando tornar as aulas de Física mais atraentes. Para esse fim, procurou-se desenvolver uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, a partir de situações reais de ensino, na Unidade Escolar Professor Felismino Freitas, da rede estadual de ensino, localizada no bairro Mocambinho, zona norte de Teresina; onde o professor-pesquisador partiu da análise e reflexão da sua própria prática. Participaram da pesquisa: o professor-pesquisador e estudantes de turmas de 1º e 2º série do Ensino Médio. A produção de dados foi gerada a partir dos seguintes instrumentos: observação, diário de campo e questionários com os alunos participantes. Com relação à análise de dados, adotamos a análise de conteúdo por entendermos que ela corresponde a uma técnica de análise rica, relevante e com potencial para o desenvolvimento teórico em qualquer área do conhecimento. O Produto Educacional (PE) resultante foi elaborado a partir da seleção de trechos de capítulos dos livros e/ou de adaptação de artigos publicados pelo físico Marcelo Gleiser em sua obra e consiste de um website cujo uso a partir de uma UD mediada por um AVA (o Google Classroom), direcionou atividades remotas realizadas pelas turmas participantes. A estratégia objetivou despertar um maior interesse e motivação dos estudantes por assuntos de Física, inserindo-os no contexto cultural mais amplo do mundo contemporâneo e consistiu, basicamente, da apresentação gradual de temas relacionados à Astronomia, Astrofísica e Cosmologia para facilitar a assimilação e a construção de novos esquemas cognitivos; através de problematizações, explicações dialogadas, atividades lúdicas e da utilização de textos de apoio postados no site e que foram discutidos progressivamente, para que os alunos alcançassem melhor entendimento de conceitos e teorias astrofísicas. Pelas evidências de aprendizagem significativa demonstrada pelo comportamento dos participantes ao longo do desenvolvimento da pesquisa é possível afirmar que o website (PE) atingiu os objetivos propostos.


    WILLIAM DE SOUZA MELO UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ASTRONOMIA POR UM JOGO EM RPG MAKER Data: 07/04/2021

    A Astronomia é uma ciência que desperta a curiosidade da população, sua inserção como conteúdo da educação formal não era bem definida, apresentava-se como um conhecimento passado para os alunos apenas como uma curiosidade, ou fragmentada em várias disciplinas do ensino fundamental e médio, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC tornou o ensino de Astronomia obrigatório no ensino fundamental, como uma unidade temática da disciplina de Ciências. Aprender Astronomia é muito importante para o desenvolvimento do aluno, pois estimula o questionamento do ambiente em que ele vive. Então o presente trabalho partiu-se da seguinte problemática de pesquisa: O Ensino de Astronomia na perspectiva da integração das diferentes tecnologias disponíveis na internet, mediado por um jogo de RPG (Role-playing Game) na plataforma RPG MAKER, se apresenta como uma forma capaz de ajudar tanto o professor quanto o aluno no processo de ensino e aprendizagem em Astronomia? Partindo deste pressuposto delineamos como objetivo geral do trabalho foi produzir um jogo através da ferramenta RPG MAKER, como ferramenta mediadora do Ensino de Astronomia para os alunos do Ensino Médio. Pela situação vivenciada no ano de 2020, com o isolamento social devido à pandemia da COVID-19, as atividades foram desenvolvidas de forma remota, com grupos de WhatsApp e reuniões virtuais com os alunos participantes, mas que não houve prejuízo no desenvolvimento e análise da proposta. No intuito de analisar o ensino e trazer uma ótima ferramenta educativa utilizou-se da pesquisa aplicada, que possui a finalidade entender e gerar soluções aos problemas humanos, e através de reuniões virtuais e questionários prévios desenvolvemos uma proposta inovadora baseada nos princípios da Aprendizagem significativa de David Paul Ausubel (2003). No que concerne ao percurso metodológico optou-se pelo método misto, caracterizado pela abordagem quali-quantitativa, esta combinação de abordagens permitiu uma avaliação mais consistente sobre os diferentes aspectos, prévios e pós aplicação da proposta analisados, das turmas de 1º e 2° série do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Informática, Administração e Meio Ambiente do IFPI - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí do Campus de Pedro II, público onde a proposta foi aplicada. Como resultado foi verificado que o ensino de astronomia mediado por um jogo de RPG, promoveu um ensino motivador, com elevado grau de satisfação e participação dos alunos, trazendo assim uma nova proposta de ensino com o uso de novas tecnologias, promovendo elementos de Aprendizagem Significativa.


    DIOGO ARAUJO SOUZA ENSINO DA MECÂNICA MEDIADO POR JOGOS ELETRÔNICOS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Data: 07/04/2021

    O presente trabalho apresenta uma proposta de Ensino de Física através de um jogo didático do estilo RPG, chamado de RPG das Leis de Newton, com ênfase no conteúdo das Leis de Newton para alunos do Ensino Médio. O problema de pesquisa: quais as possibilidades de haver uma aprendizagem significativa utilizando o jogo eletrônico como recurso didático para auxiliar nas aulas do conteúdo das Leis de Newton na educação básica? Levando em consideração que jogos são passa tempos muito presentes nas vidas dos alunos, com idades entre 14 e 18 anos, a ideia de trazer isso para o contexto não só de sala de aula, mas no contexto da aprendizagem como um todo, tendo grande capacidade de ser uma ferramenta de sucesso. Considerando que a tecnologia está presente na vida desses alunos, pois eles têm acesso a muitos jogos em seus celulares, gratuitamente bastando ter internet, jogo tem potencial para que seja mais fácil atrair a atenção dos alunos para os assuntos e problemas referentes às leis de Newton. Assim, neste trabalho, criou-se um jogo que possibilita ao aluno retomar conhecimentos relacionados ao conteúdo das Leis de Newton para realizar desafios e avançar no jogo, criando assim uma atmosfera motivacional para que o aluno busque esses conhecimentos em sua estrutura cognitiva para que sejam utilizados criando assim maiores chances de que sejam assimilados e aprendidos, buscando promover elementos de uma aprendizagem significativa. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma pesquisa com professores da rede pública estadual, municipal e federal do Piauí e Maranhão, de forma online devido à pandemia de COVID-19 que impossibilitou a aplicação de qualquer atividade em sala de aula presencialmente. Os professores participantes da pesquisa foram reunidos em uma sala de reuniões online da plataforma Google, o Google Meet para passar as informações de como seria feito o download do jogo e como eles iriam fazer os registros da sua participação por meio de um questionário. Os resultados da pesquisa apontaram que os professores participantes, apesar das dificuldades estruturais que enfrentam nas escolas têm interesse na aplicação do jogo em suas aulas e por sugestão dos mesmos foi criada uma proposta de aplicação do jogo em meio a uma sequência didática.


    SEVERINO DE ASSIS PACHECO JUNIOR FÍSICA FACÍLIMA TOTAL: UMA PROPOSTA DE JOGO DIGITAL PARA ENSINAR LANÇAMENTOS HORIZONTAL E OBLÍQUO Data: 06/04/2021

    Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis e computadores. Essa pesquisa partiu da seguinte questão: quais as contribuições do uso do aplicativo para melhoria do ensino e do aprendizado dos conteúdos relacionados aos lançamentos horizontal e oblíquo? A pesquisa foi fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A construção do aplicativo foi realizada na plataforma GameMaker Studio 2. Após a conclusão da elaboração do aplicativo, procedeu-se com a aplicação do mesmo na escola estadual Centro de Ensino Analiz Bacelar Silva, no centro, na zona urbana do municipio de Afonso Cunha, no estado do Maranhão, onde os alunos responderam a perguntas referentes ao aplicativo Física Facílima Total na forma de questionário. O publico alvo da pesquisa foram alunos da terceira série do ensino médio regular, no ano de 2020. Como resultados, obteve-se uma evolução do estado inicial dos alunos para o estado após os alunos conhecerem o aplicativo. A média dos alunos que responderam aos questionários passou de 3,50 para 8,80, já os alunos que apenas responderam aos questionários, mas não utilizaram o jogo, apresentaram média de 3,8, mostrando que houve uma melhoria no entendimento dos conceitos apresentados no produto educacional.


    EZEQUIAS DA CRUZ LIMA NA TRILHA DA FÍSICA”: CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ESTUDO DAS COLISÕES Data: 05/04/2021

    Os Jogos didáticos são tecnologias intelectuais capazes de alterar o processo cognitivo dos indivíduos, através da estimulação da atenção e criatividade. Uma das principais dificuldades que encontramos no ensino da Física, no Ensino Médio, está em como ensinar para que os alunos sejam estimulados a aprender e desenvolver sua aprendizagem de forma autônoma. Para tanto, desenvolvemos e aplicamos um jogo didático intitulado “Na Trilha da Física”, baseado na aprendizagem significativa de David Ausubel, para a primeira série do Ensino Médio. A motivação para a apresentação deste trabalho vem da nossa constatação das dificuldades e limitações do exercício da nossa atividade didática em sala de aula, principalmente no que diz respeito ao baixo desempenho dos discentes em sala de aula. Partimos do seguinte problema: será possível aprender Física por meio de jogos educativos, de maneira que além de ensinar novos conteúdos, consiga ainda despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio para a disciplina? A intervenção em sala de aula através de um jogo dessa natureza visou dinamizar o aprendizado no ensino de física no ensino médio. Trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa, explicativa e de campo. Desenvolvemos um jogo de tabuleiro, do tipo trilha, como ferramenta pedagógica para auxiliar os educandos no aprimoramento de sua capacidade de concentração, e abstração de conceitos da Física no estudo das colisões.  No jogo proposto, estudamos e evidenciamos as Leis da Física, enfatizando suas aplicações. A dinâmica do jogo se iniciou pela organização dos jogadores em grupos definidos durante as aulas; essa interação é também um fator relevante dentro da busca de novos conhecimentos e da aprendizagem dos alunos de Física. Também faz parte desta atividade os relatos e observações de sua utilização em turmas do Ensino Médio, além da análise do rendimento dos alunos a partir da utilização deste material bem como do desempenho do jogo como desencadeador da curiosidade acerca do conhecimento científico ali contido. Os dados coletados em momentos anteriores e posteriores à aplicação do jogo, por meio de questionários, indicam que houve melhora nas respostas apresentadas pelos alunos, os quais apresentaram conceitos mais assertivos para as questões. Isso indica que o jogo elaborado contribuiu para aprendizagem significativa dos conteúdos abordados.


    FERNANDO ALVES DE ANDRADE Uma Proposta de Estratégia Didática Incorporando Elementos de História e Filosofia da Ciência a partir dos Processos de Eletrização Data: 10/03/2021

    O presente trabalho é uma proposta de uma estratégia didática que incorpora elementos de História e Filosofia da Ciência a partir dos Processos de Eletrização, como uma possibilidade de enfrentamento de diversas contradições da modernidade no contexto educacional. Para tal empreitada atentamos para uma proposta de explicação de conjunto a partir da mediação dos sujeitos históricos com os instrumentos materiais criados para se estudar os fenômenos elétricos como uma das condições necessárias para as alterações nas estruturas mentais desses sujeitos e que permitiu a consolidação da teoria da eletricidade nos moldes como a conhecemos hoje, enfatizando o papel mediador dos dispositivos conhecidos como máquina elétrica, Garrafa de Leyden e pilha voltaica. Além disso, as narrativas históricas elaboradas pretendem evitar algumas construções textuais típicas das narrativas recorrentes em História e Filosofia da Ciência que historicamente tiveram forte influência do Operacionalismo, da Lógica Formal, do Positivismo e do Neopositivismo. Como parâmetro norteador da discussão histórica temos uma articulação da proposta temporal da longa, média e curta duração, e como parâmetro da discussão filosófica, temos uma aproximação com o Realismo Científico de Mario Bunge. Além disso, o elemento teórico que proporcione uma fundamentação pedagógica é perseguido no materialismo histórico e dialético. A proposta teórica do presente trabalho visa a superação de algumas formas de experimentar o devir da ciência, bem como também superar a dicotomia estanque entre as perspectivas internalista e externalista da História da Ciência, no contexto do Ensino da Teoria da Eletricidade, com ênfase nos Processo de Eletrização.




    Dissertações/Teses - 2020

    LUCIANNO CABRAL RIOS GAMIFICAÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES NA APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS DA ONDULATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: UM DESTAQUE AO JOGO ELETRÔNICO, PRODUZIDO A PARTIR DO SCRATCH Data: 18/12/2020

    Estudos desenvolvidos no campo da educação, a exemplo de Moreira (2014), revelam a necessidade de mudanças na educação escolar brasileira, deixando de ser algo vertical e centrada no professor, a fim de que seja àquela que torne o estudante um sujeito crítico, reflexivo e pesquisador. Após mais de uma década como professor de Física da Educação Básica foi possível observar que a utilização de instrumentos mediadores, sobretudo, os jogos eletrônicos, se apresentam com possibilidades de se criar uma maior motivação, proporcionar a internalização de conceitos científicos e produzir significados nos estudantes. Isto posto, esta proposta de trabalho, que se trata de uma pesquisa de campo, de natureza exploratória e de abordagem qualitativa, tem como objetivo geral analisar as possibilidades do jogo eletrônico "Ondas Secretas", produzido a partir do Scratch, mediar a apropriação de conceitos da Ondulatória no Ensino Médio. Para tanto, como objetivos específicos, têm-se: a) realizar estudos teóricos sobre a gamificação no ensino de Física, com destaque nos jogos eletrônicos; b) elaborar o jogo eletrônico “Ondas Secretas", produzido a partir do Scratch, como potencializador da apropriação de conceitos da Ondulatória; c) aplicar o jogo eletrônico “Ondas Secretas", contemplando situações teórico-práticas sobre os conceitos da Ondulatória; d) reconhecer as significações desenvolvidas pelos alunos, participantes da pesquisa sobre o jogo eletrônico "Ondas Secretas" e suas possibilidades na apropriação de conceitos da Ondulatória. Esse jogo foi criado a partir dos recursos oferecidos pelo Scratch, aplicativo gratuito, desenvolvido pelo MIT, o qual utiliza uma linguagem de programação gráfica e que permite outros docentes adequar o jogo para suas necessidades através do seu recurso de remixagem.
    Portanto, o Scratch é compreendido como um instrumento mediador no processo ensino e aprendizagem da Ondulatória, na perspectiva teórico-metodológica de Vigotski. Para auxiliar na aplicação desse programa foi empregada a gamificação, estratégia didática que faz uso de elementos de jogos em situações que não são àquelas que, no geral, apenas motivam os alunos, sem o objetivo principal que é o de favorecer a apropriação de conceitos científicos, como compreendido por Durão, Bley e Araújo (2015). Assim, para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada um estudo bibliográfico acerca da temática em foco. Por sua vez, a produção de dados para análise e discussões ocorreu diretamente no campo empírico da pesquisa, local em que o produto educacional foi aplicado - Centro Educacional de Tempo Integral. Os sujeitos, grupo definido por amostragem, foram estudantes da 2ª série do Ensino Médio da referida escola. Como técnicas e instrumentos de produção de dados, houve a realização de uma roda de conversa, aplicação de questionários semiestruturados (com perguntas abertas e fechadas) e a observação sistemática, em conformidade com Marconi e Lakatos (2017), Richardson (2007), Gil (2007) e Fiorentini e Lorenzato (2012). No tocante ao processo de análise de dados, este foi desenvolvido mediante a Análise Textual Discursiva (ATD), conforme as orientações de uso de categorias apresentadas por Moraes e Galiazzi (2011). Observou-se que o produto educacional, tendo a gamificação como possibilidade de apropriação de conceitos da Ondulatória, foi bem recebido pelos estudantes, permitindo gerar interesse e, portanto, mediar a aprendizagem. Foi possível constatar indícios da produção de significados e desenvolvimento do pensamento cientifico, o que se deu mediante a internalização de novos conceitos e da superação dos conceitos espontâneos. Nesse movimento, também descobriram o interesse pela ciência. Em síntese, dessa forma, através das análises realizadas com os dados produzidos, foi possível verificarmos que houve a mediação e produção de significados de conceitos da Ondulatória.


    ANDRÉIA SOARES DE SOUSA REIS LIVRO DIGITAL SOBRE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL E ASTRONOMIA: UMA LEITURA NA PERSPECTIVA DE DAVID PAUL AUSUBEL Data: 29/06/2020

    O presente trabalho apresenta uma proposta de Ensino de Física através de um Livro Digital interativo com ênfase em Gravitação Universal e Astronomia para alunos do Ensino Médio. O problema de pesquisa: qual a possibilidade de um Livro Digital (LD) sobre Gravitação Universal e Astronomia mediar a compreensão e a aprendizagem significativa desses conceitos para os alunos do Ensino Médio? Partimos do pressuposto de que o uso do Livro Digital gratuito e de fácil acesso é um recurso metodológico em que os estudantes são estimulados a participar de um mundo novo nas relações entre Física, Astronomia e Tecnologia, podendo observar na prática as leis físicas aplicadas ao Universo. Esse trabalho tem como objetivo geral produzir um Livro Digital interativo que propicie a mediação e compreensão dos conceitos Gravitação Universal e Astronomia para alunos do Ensino Médio e como objetivos específicos observar a prática pedagógica de professores do Ensino Médio Regular com o propósito de compreender como esses desenvolvem suas aulas envolvendo Gravitação Universal e Astronomia, identificar as dificuldades vivenciadas pelos discentes acerca dos conceitos, Gravitação Universal e Astronomia, aplicar através das aulas, o Livro Digital interativo na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel. Para o embasamento teórico se utilizou a Teoria da Aprendizagem Significativa que tem como foco principal a estrutura cognitiva do aluno e afirma que cada novo conteúdo ensinado deve estar ancorado num subsunçor que é algo que o aluno já traz consigo e torna a aprendizagem mais eficaz. Para o desenvolvimento desse trabalho foi realizado uma pesquisa de campo do tipo exploratória de natureza qualitativa com dois professores de Física e alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Francisco Gonçalves Magalhães. Nesse sentido, fizemos uso da Pesquisa-Ação por esta ser uma pesquisa social com base empírica, que é pensada e executada em associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, em que os pesquisadores e os sujeitos do ambiente e problema em estudo se envolvem do modo cooperativo ou participativo com vista a alcançarem objetivos comuns. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação (não participante) da prática pedagógica dos professores, questionário semiestruturado inicial (com questões abertas) para diagnóstico dos conhecimentos prévios e das dificuldades de aprendizagem dos alunos acerca da Gravitação Universal, Astronomia e um questionário semiestruturado final (com questões fechadas) para avaliação da metodologia pelos alunos. A análise e discussão dos dados foi realizada a partir dos aportes teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007; 2011; 2016). Os resultados da pesquisa apontaram que o uso do Livro Digital contribuiu para despertar o interesse, a motivação, a imaginação, a leitura, a escrita, a interação entre os alunos e a aprendizagem significativa do alunado. Por fim, espera-se que o Livro Digital seja um instrumento didático utilizado pelos professores para facilitar o aprendizado dos alunos e que esse material tecnológico desperte interesse e motivação nos mesmos pela Física para que se obtenha elementos de uma aprendizagem potencialmente significativa.