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  • PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO

Ministry of Education

Banca de DEFESA: RODRIGO MELO MATOS DA COSTA

Sept. 20, 2021, 9:35 p.m.

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO MELO MATOS DA COSTA
DATA: 14/10/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO: A Matemática Financeira na Escola e na Vida
PALAVRAS-CHAVES: Matemática Financeira, Cidadania Financeira, Ensino Médio.
PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Este trabalho versa sobre a Matemática Financeira (MF) e foi elaborado com o objetivo
de aprimorar o seu ensino na Educação Básica. A partir de pesquisas bibliográficas e
de décadas de experiência com a licenciatura do tema, organizamos uma sequência didática
de conteúdos da MF, com foco no Ensino Médio. Buscamos variadas abordagens,
conectadas à realidade cotidiana e visando contribuir para a construção da Cidadania
Financeira. Iniciamos contextualizando a MF sob vários aspéctos e estabelecendo que a
sua essência é o estudo do valor do dinheiro no tempo. A primeira consequência deste
entendimento são os juros. Do seu conceito, são estabalecidos os demais. Entre eles,
destacamos o fator de variação, pois dele, deriva a ideia de capitalização composta (regra
geral do comércio e do mercado). Daí, decorre a maioria dos desdobramentos teóricos da
MF apresentados neste trabalho. O alicerce para esta construção de conhecimentos reside
nos conceitos de Progressão Geométrica e Função Exponencial. Os juros simples também
são trabalhados, mas apenas nas situações que eles costumam ocorrer: imaginárias ou
vinculadas à capitalização mista. Comparamos estas convenções de cálculo de juros de
várias maneiras, inclusive por meio de gráficos. Em seguida, são exploradas as sequências
de pagamentos, principalmente, em empréstimos e investimentos de longo prazo. Neste
contexto analisamos a viabilidade de operações financeiras e alguns sistemas de amortizações.
Toda apresentação de conteúdo é acompanhada de representações gráficas (ora
no plano cartesiano, ora em diagramas como os de fluxo de caixa, ora em tabelas) e de
exemplos que, a priori, são resolvidos de modo aritmético e algébrico. Posteriormente, os
exemplos são retomados para soluções tecnológicas, com auxílio da HP12C e do Excel.
Finalmente, apresentamos algumas sugestões de atividades a serem desenvolidas em sala
de aula, acompanhadas de diferentes possibilidades resolutivas ou propostas em aberto.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AILTON CAMPOS DO NASCIMENTO - UFC
Presidente - 2801415 - KELTON SILVA BEZERRA
Interno - 2475819 - MANOEL VIEIRA DE MATOS NETO